Tot i estar totalment en contra d'aquesta supressió, tenint en compte que els trens de la CP circulen sense ASFA al tram espanyol amb viatgers, no serà que l'Adif s'ha cansat d'això ?Guigui wrote:I ho justifiquen amb un lacònic "per no reunir les condicions per a la continuïtat de l'explotació".
Espanya i Portugal, girats d'esquena
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Re: Justificació que no diu res
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Sembla que Adif no hi té a veure
Sembla que no:
paodelo wrote:Em comunicado, o responsável refere que "por parte da transportadora ferroviária espanhola (Renfe) não há nenhuma indicação sobre essa interrupção, e a ADIF (congénere da Refer) nega existir qualquer impedimento à circulação".
a: Preposició que indica lloc, temps, atribut, etc.
ha: 3a persona singular del present indicatiu del verb haver
Sense educació no hi ha democràcia.
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I no és per falta d'afluència
http://www.publico.pt/Local/surpresa-na ... go_1501380
Maquinistas e utentes estranham decisão da CP
Surpresa nas estações portuguesas com anúncio do fim da ligação a Vigo
04.07.2011 - 14:28 Por Lusa
A surpresa tomou hoje conta das estações de comboios de Valença e Viana do Castelo, com revisores e maquinistas incrédulos com o anúncio da CP de supressão do serviço internacional que liga à Galiza.
“É uma linha viável, só não será se existir gestão danosa na empresa”, garantiu um maquinista há mais de 25 anos habituado a fazer os 175 quilómetros que separam a cidade do Porto de Vigo, em Espanha. “Ainda no fim-de-semana, só bicicletas de passageiros que vinham passar o dia ao Porto, eram mais de vinte”, acrescentou o maquinista, que optou por não se identificar.
Embora sendo um serviço partilhado entre Portugal e Espanha, cabe à CP assegurar a ligação, com material e maquinista próprio, entre Porto e Vigo. No entanto, em Tui, em Espanha, o comboio português recebe um maquinista da Renfe, a congénere espanhola.
“Só lá vai para fazer companhia e dizer se há algum problema na linha espanhola, porque eu conheço o trajecto de olhos fechados”, garantiu o português. O problema actual, acrescentou, é o facto de a CP ter deixado de autorizar a venda nas estações portuguesas de bilhetes com origem em Portugal e destino na Galiza, pelo que o trajecto máximo cobrado é até Valença, como se constata na consulta da página de internet da empresa pública.
“O resto cabe a um revisor espanhol, que também devia entrar em Tui, mas que nem sempre aparece. Ou seja, quase todos os dias há passageiros a viajarem de borla porque não se faz cobrança a partir da fronteira”, contou um revisor da linha, na sua paragem em Valença.
Acrescenta que, no verão, do lado português, chegam a ser dois revisores da CP a cobrar bilhetes, cada um a fechar o serviço com cerca de “300 a 400 euros” euros facturados.
“Nunca viajam menos de 30 pessoas. Ao fim-de-semana uma viagem pode levar mais de 70 e chegamos a ter de colocar pessoal para reforçar a cobrança, sem conseguir despachar tudo”, diz ainda.
Outro revisor explica o interesse por esta viagem, apesar das três horas de duração: “De um lado e do outro, os passageiros saem cedo para passar o dia fora, a passear ou às compras, e regressarem à noite. Temos pessoas que fazem este percurso há anos, por isso não dá para perceber como é que dizem agora que não é rentável”, afirma.
Isso mesmo confirma António Silva, habitual utilizador do comboio que diariamente passa por Viana cerca das 09:30, com destino a Vigo. Chega ao centro da cidade galega duas horas depois e vai normalmente em passeio com os amigos. “A viagem podia ser melhor, mas dá para ir almoçar às marisqueiras, fazer umas compras e regressar a casa às 20:30. E nunca vi o comboio a ir vazio”, confessa.
Maquinistas e utentes estranham decisão da CP
Surpresa nas estações portuguesas com anúncio do fim da ligação a Vigo
04.07.2011 - 14:28 Por Lusa
A surpresa tomou hoje conta das estações de comboios de Valença e Viana do Castelo, com revisores e maquinistas incrédulos com o anúncio da CP de supressão do serviço internacional que liga à Galiza.
“É uma linha viável, só não será se existir gestão danosa na empresa”, garantiu um maquinista há mais de 25 anos habituado a fazer os 175 quilómetros que separam a cidade do Porto de Vigo, em Espanha. “Ainda no fim-de-semana, só bicicletas de passageiros que vinham passar o dia ao Porto, eram mais de vinte”, acrescentou o maquinista, que optou por não se identificar.
Embora sendo um serviço partilhado entre Portugal e Espanha, cabe à CP assegurar a ligação, com material e maquinista próprio, entre Porto e Vigo. No entanto, em Tui, em Espanha, o comboio português recebe um maquinista da Renfe, a congénere espanhola.
“Só lá vai para fazer companhia e dizer se há algum problema na linha espanhola, porque eu conheço o trajecto de olhos fechados”, garantiu o português. O problema actual, acrescentou, é o facto de a CP ter deixado de autorizar a venda nas estações portuguesas de bilhetes com origem em Portugal e destino na Galiza, pelo que o trajecto máximo cobrado é até Valença, como se constata na consulta da página de internet da empresa pública.
“O resto cabe a um revisor espanhol, que também devia entrar em Tui, mas que nem sempre aparece. Ou seja, quase todos os dias há passageiros a viajarem de borla porque não se faz cobrança a partir da fronteira”, contou um revisor da linha, na sua paragem em Valença.
Acrescenta que, no verão, do lado português, chegam a ser dois revisores da CP a cobrar bilhetes, cada um a fechar o serviço com cerca de “300 a 400 euros” euros facturados.
“Nunca viajam menos de 30 pessoas. Ao fim-de-semana uma viagem pode levar mais de 70 e chegamos a ter de colocar pessoal para reforçar a cobrança, sem conseguir despachar tudo”, diz ainda.
Outro revisor explica o interesse por esta viagem, apesar das três horas de duração: “De um lado e do outro, os passageiros saem cedo para passar o dia fora, a passear ou às compras, e regressarem à noite. Temos pessoas que fazem este percurso há anos, por isso não dá para perceber como é que dizem agora que não é rentável”, afirma.
Isso mesmo confirma António Silva, habitual utilizador do comboio que diariamente passa por Viana cerca das 09:30, com destino a Vigo. Chega ao centro da cidade galega duas horas depois e vai normalmente em passeio com os amigos. “A viagem podia ser melhor, mas dá para ir almoçar às marisqueiras, fazer umas compras e regressar a casa às 20:30. E nunca vi o comboio a ir vazio”, confessa.
a: Preposició que indica lloc, temps, atribut, etc.
ha: 3a persona singular del present indicatiu del verb haver
Sense educació no hi ha democràcia.
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Re: Espanya i Portugal, girats d'esquena
Aquest servei va estar a punt de tancar-se als noranta i ara la intervenció del país li ha donat l'estocada final.
Una gran llàstima, era una bona manera d'entrar a Portugal des de l'Aeroporto do Peinador (Vigo). Una forma d'aillar el país encara més.
Respecte Badajoz la situació és diferent perque va reobrir-se fa poc (esperem)
Una gran llàstima, era una bona manera d'entrar a Portugal des de l'Aeroporto do Peinador (Vigo). Una forma d'aillar el país encara més.
Respecte Badajoz la situació és diferent perque va reobrir-se fa poc (esperem)
Si em toca l'abonament anual de TMB, què faré? ..... Provar totes les cancel·ladores.
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Cosa de la intervenció?
No crec que sigui la intervenció financera, ja que el servei sembla que anava sempre ple. Si s'apliqués aquest criteri a tota la xarxa portuguesa, només quedaria l'Alfa entre Lisboa i Porto.liniadelRipollés wrote:Aquest servei va estar a punt de tancar-se als noranta i ara la intervenció del país li ha donat l'estocada final.
a: Preposició que indica lloc, temps, atribut, etc.
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Re: Espanya i Portugal, girats d'esquena
S´ha salvat pels pèls, i no descarto res. Grècia ha suprimit tots els seus trens transfronterers.liniadelRipollés wrote:Respecte Badajoz la situació és diferent perque va reobrir-se fa poc (esperem)
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Re: Cosa de la intervenció?
Deixem-ho en que portava gent.
M'ha arribat per correu-e que perdien 230000euros/any. No es justifica el tancament per això i tan sols fent algun canvi d'estructura de funcionament arribarien a l'equilibri financer.
M'ha arribat per correu-e que perdien 230000euros/any. No es justifica el tancament per això i tan sols fent algun canvi d'estructura de funcionament arribarien a l'equilibri financer.
Guigui wrote:No crec que sigui la intervenció financera, ja que el servei sembla que anava sempre ple. Si s'apliqués aquest criteri a tota la xarxa portuguesa, només quedaria l'Alfa entre Lisboa i Porto.liniadelRipollés wrote:Aquest servei va estar a punt de tancar-se als noranta i ara la intervenció del país li ha donat l'estocada final.
Si em toca l'abonament anual de TMB, què faré? ..... Provar totes les cancel·ladores.
Re: Espanya i Portugal, girats d'esquena
Però és que hi ha a Europa alguna línia de mitjana distància amb només 2 trens/dia/sentit que sigui rendible? Una línia d'aquestes característiques, ha de tenir almenys un tren cada dues hores. Si no és així, es converteix en un servei inútil.
Re: Espanya i Portugal, girats d'esquena
sembla ser que al final ni tot s'acaba, però no es suficient......
us comento una altre noticia que ha sortit avui als diaris portuguesos sobre el tren entre galicia i Portugal, en la qual la CP confirma 4 trens diaris entre Tui i Porto:
A ligação internacional que a CP assegurava até Vigo vai terminar e passar para Tui, Galiza, quatro vezes por dia, e não em Valença como estava previsto, admitindo a administração aumentar a sua frequência.
"O término e a partida dos quatro comboios, dois por sentido, que faziam a ligação Porto/Vigo passa a ser Tui, de modo a permitir um incremento na mobilidade dos passageiros, nomeadamente viabilizando a ligação do território nacional por via férrea à rede de transportes colectivos da Galiza", revelou fonte da CP à Agência Lusa.
A administração da empresa pública tinha anunciado que o serviço, a partir de domingo, passaria a terminar e a acabar em Valença, mas decidiu prolongar em cerca de dois quilómetros essa ligação diária.
"Adicionalmente, será avaliada a procura gerada em Tui aos nossos serviços, admitindo-se, se tal se justificar, estender outros serviços que terminam em Valença até àquela localidade galega", acrescentou a fonte.
Desta forma, o comboio português vai continuar a chegar à Galiza, mas num ramal que, à excepção da ligação portuguesa até Vigo, não recebe qualquer outro serviço de passageiros por parte da empresa espanhola Renfe.
A estação ferroviária, galega, com serviço de passageiros mais próxima passa a ser a de Porriño, a 12 quilómetros de distância.
Apesar da garantia de terminar com o serviço até Vigo este domingo, a administração admite voltar atrás com a decisão se, da parte da congénere Renfe, existir disponibilidade para suportar os custos do serviço na rede espanhola.
"Caso a Renfe reconsidere e aceite a proposta inicial da CP, de assumir a totalidade dos encargos da ligação entre aquelas duas cidades espanholas [Tui a Vigo], estaremos disponíveis para continuar a garantir com os comboios portugueses esse transporte ferroviário para lá da fronteira portuguesa", explicou a administração.
Com o fim do serviço da CP, a linha espanhola entre Tui e Porriño, que, tal como do lado português, não recebeu qualquer modernização nos últimos anos, passa a ser utilizada apenas três vezes por semana para ligações de carga a Portugal.
us comento una altre noticia que ha sortit avui als diaris portuguesos sobre el tren entre galicia i Portugal, en la qual la CP confirma 4 trens diaris entre Tui i Porto:
A ligação internacional que a CP assegurava até Vigo vai terminar e passar para Tui, Galiza, quatro vezes por dia, e não em Valença como estava previsto, admitindo a administração aumentar a sua frequência.
"O término e a partida dos quatro comboios, dois por sentido, que faziam a ligação Porto/Vigo passa a ser Tui, de modo a permitir um incremento na mobilidade dos passageiros, nomeadamente viabilizando a ligação do território nacional por via férrea à rede de transportes colectivos da Galiza", revelou fonte da CP à Agência Lusa.
A administração da empresa pública tinha anunciado que o serviço, a partir de domingo, passaria a terminar e a acabar em Valença, mas decidiu prolongar em cerca de dois quilómetros essa ligação diária.
"Adicionalmente, será avaliada a procura gerada em Tui aos nossos serviços, admitindo-se, se tal se justificar, estender outros serviços que terminam em Valença até àquela localidade galega", acrescentou a fonte.
Desta forma, o comboio português vai continuar a chegar à Galiza, mas num ramal que, à excepção da ligação portuguesa até Vigo, não recebe qualquer outro serviço de passageiros por parte da empresa espanhola Renfe.
A estação ferroviária, galega, com serviço de passageiros mais próxima passa a ser a de Porriño, a 12 quilómetros de distância.
Apesar da garantia de terminar com o serviço até Vigo este domingo, a administração admite voltar atrás com a decisão se, da parte da congénere Renfe, existir disponibilidade para suportar os custos do serviço na rede espanhola.
"Caso a Renfe reconsidere e aceite a proposta inicial da CP, de assumir a totalidade dos encargos da ligação entre aquelas duas cidades espanholas [Tui a Vigo], estaremos disponíveis para continuar a garantir com os comboios portugueses esse transporte ferroviário para lá da fronteira portuguesa", explicou a administração.
Com o fim do serviço da CP, a linha espanhola entre Tui e Porriño, que, tal como do lado português, não recebeu qualquer modernização nos últimos anos, passa a ser utilizada apenas três vezes por semana para ligações de carga a Portugal.
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Igualment, desconnexió
Fals. Guillarei és més a prop.A estação ferroviária, galega, com serviço de passageiros mais próxima passa a ser a de Porriño, a 12 quilómetros de distância.
Ara bé, tot plegat no soluciona el problema de fons: el servei restarà desconnectat de Renfe, de manera que continuarà no havent-hi enllaços efectius amb la resta de Galícia i els diversos LD a/des de Vigo.
a: Preposició que indica lloc, temps, atribut, etc.
ha: 3a persona singular del present indicatiu del verb haver
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Re: Espanya i Portugal, girats d'esquena
actualizo informació a respecte del tren entre Porto-Vigo:
http://www.publico.pt/Local/comboios-po ... se_1501974 - en aquest link del diari Publico es pot llegir que avui al matí la CP ha confirmat que segueixen els trens entre Porto i Vigo:
Comboios Porto-Vigo vão manter-se
A CP vai manter o serviço internacional Porto-Vigo, cuja supressão estava anunciada para este domingo, depois de a sua congénere Renfe ter aceite pagar os custos da circulação das automotoras portuguesas no troço espanhol.
http://www.publico.pt/Local/comboios-po ... se_1501974 - en aquest link del diari Publico es pot llegir que avui al matí la CP ha confirmat que segueixen els trens entre Porto i Vigo:
Comboios Porto-Vigo vão manter-se
A CP vai manter o serviço internacional Porto-Vigo, cuja supressão estava anunciada para este domingo, depois de a sua congénere Renfe ter aceite pagar os custos da circulação das automotoras portuguesas no troço espanhol.
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Re: Espanya i Portugal, girats d'esquena
Doncs sí, tornen a circular considerant el tren com un servei de Renfe entre Valença i Vigo.
paodelo wrote:actualizo informació a respecte del tren entre Porto-Vigo:
http://www.publico.pt/Local/comboios-po ... se_1501974 - en aquest link del diari Publico es pot llegir que avui al matí la CP ha confirmat que segueixen els trens entre Porto i Vigo:
Comboios Porto-Vigo vão manter-se
A CP vai manter o serviço internacional Porto-Vigo, cuja supressão estava anunciada para este domingo, depois de a sua congénere Renfe ter aceite pagar os custos da circulação das automotoras portuguesas no troço espanhol.
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Re: Espanya i Portugal, girats d'esquena
Encara que crec que pots tenir raó, una línia que permet desplaçar-se a una ciutat propera d'un país estranger, fer gestions i tornar-hi el mateix dia és una línia ben estructurada, independentment del nombre de serveis.
Sagrerenc wrote:Però és que hi ha a Europa alguna línia de mitjana distància amb només 2 trens/dia/sentit que sigui rendible? Una línia d'aquestes característiques, ha de tenir almenys un tren cada dues hores. Si no és així, es converteix en un servei inútil.
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Re: Espanya i Portugal, girats d'esquena
Puc assegurar que la connexió Porto - Vigo en té com a mínim per 4 combois per sentit !!
Hauria de sortir un tren des de Porto cada 4 hores ... a les 8h / 12h / 16h i 20h.
A finals dels 90 hi havien 3 connexions (matins, migdia i vespre).
Hauria de sortir un tren des de Porto cada 4 hores ... a les 8h / 12h / 16h i 20h.
A finals dels 90 hi havien 3 connexions (matins, migdia i vespre).
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2 connexions per dia i sentit
Actualment, només hi ha dues connexions per sentit: una al matí i una altra a la tarda. I, segons darrer comunicat de CP al seu lloc web, es mantindrà igual.
a: Preposició que indica lloc, temps, atribut, etc.
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Més enllaços entre Galícia i Portugal, però fets amb els peu
Ara que hi ha 4 relacions diàries que creuen la frontera del Minho en cada sentit, resulta que no han tingut en compte possibles enllaços amb els diversos LD. Per posar el cas més flagrant, l'Intercity Madrid-Vigo arriba a Guillarei a les 18.59, exactament 8 minuts després que marxi un regional Vigo-Viana. És possible fer-ho pitjor, i més considerant que es tracta d'una línia que, pel poc trànsit que té, no ha de costar gaire moure les relacions 15 o 20 minuts?
a: Preposició que indica lloc, temps, atribut, etc.
ha: 3a persona singular del present indicatiu del verb haver
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Re: Més enllaços entre Galícia i Portugal, però fets amb els
Curiosament, a la web de Renfe les següents estacions portugueses están escrites així:Guigui wrote:Ara que hi ha 4 relacions diàries que creuen la frontera del Minho en cada sentit, resulta que no han tingut en compte possibles enllaços amb els diversos LD. Per posar el cas més flagrant, l'Intercity Madrid-Vigo arriba a Guillarei a les 18.59, exactament 8 minuts després que marxi un regional Vigo-Viana. És possible fer-ho pitjor, i més considerant que es tracta d'una línia que, pel poc trànsit que té, no ha de costar gaire moure les relacions 15 o 20 minuts?
"Valenza do Minho", "Viana da Castelo", "Porto Campanha / O Porto Campaña".
Curiosa barreja.
Almenys Nine no tenia complicació, s'escriu igual en castellà, en gallec i en portuguès...
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Re: Espanya i Portugal, girats d'esquena
Aquí passa el mateix: a Cerbère, Portbou i La Tor de Querol es podrien ajustar els horaris
Re: Espanya i Portugal, girats d'esquena
Es podrien ajustar els horaris, i arribar a un acord entre Rodalies de Catalunya i l'SNCF, per crear un "Passbask" a la catalana, que es podria anomenar "CatPass", amb el que es podria anar amb un sol bitllet per les línies de Rodalies de Catalunya R11 i R3, i a l'SNCF des de Cerbère fins a Salses, el Tren Groc i la línia Vilafranca del Conflent-Perpinyà, crec que tindria molt bona acollida. El preu podria ser de 6€ per els menors de 14 anys, i de 10€ per els adults.marciruelos wrote:Aquí passa el mateix: a Cerbère, Portbou i La Tor de Querol es podrien ajustar els horaris
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Al tema, si us plau.
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